ESPCA Autismo – Escola São Paulo de Ciência Avançada – 10 anos – Evento Comemorativo
Evento celebra os 10 anos da Escola de Ciência Avançada em Autismo
No Dia Mundial da Consciência do Autismo o Instituto Lahmiei-Autismo volta a reunir cientistas que estiveram na iniciativa realizada com a Fapesp em 2012
Apresentar as principais pesquisas do mundo na área, os tratamentos disponíveis para crianças e adultos do espectro autista e formar novos cientistas multiplicadores destes conhecimentos foram as motivações da realização da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) em Autismo em 2012 e da celebração de 10 anos que ocorre no dia 2 de Abril, com começo às 15 horas.
“A ESPCA Autismo 2012 foi um divisor de águas na área de atendimento do autismo no Brasil. Agora, neste evento celebrativo de 10 anos, que será online, gratuito e realizado no Dia Mundial da Conscientização do Autismo, relembraremos aspectos importantes, falaremos das mudanças no último decênio e das novidades na área”, explica Celso Goyos, professor e fundador do Instituto Lahmiei-Autismo, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O evento “ESPCA Autismo-10 Anos Depois” será realizado virtualmente e contará com alguns dos palestrantes da Escola de 2012 em duas mesas de discussão: a primeira destinada às novidades da pesquisa científica na área da Análise do Comportamento Aplicada ao autismo (terapêutica também conhecida pela sigla em inglês ABA) e a segunda destinada entender impactos e o futuro da pesquisa e atendimento no Brasil.
A atividade será realizada dentro de uma plataforma segura específica para cursos e os links para inscrição foram divulgados nas redes sociais do Lahmiei. Já foram disponibilizadas mais de 1000 vagas, todas gratuitas, com emissão de certificados e sem restrição de público, que se esgotaram em algumas horas.
“O Instituto Lahmiei-Autismo se ocupa, fundamentalmente, da produção e transferência do conhecimento científico produzido pela ABA. Poder celebrar no dia 2 de abril os dez anos ESPCA Autismo com aqueles que desejam conhecer mais sobre o que melhor fazemos é uma oportunidade incrível e estamos felizes com o interesse e apoio de tantos”, afirma Goyos.
A ESPCA Autismo de 2012 integra a modalidade de financiamento de eventos de ciência avançada criada e mantida pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa de São Paulo (Fapesp), que já oportunizou desde 2010 dezenas desses encontros científicos. O conhecimento gerado na ESPCA 2012 e as interações ali realizadas permitiu uma série de desdobramentos diretos e indiretos que hoje podem ser reconhecidos no aumento do tratamento baseado em ABA no Brasil e de oportunidades de formação e publicação.
PROGRAMAÇÃO
15h
ABERTURA
Prof. Dr. Luiz Eugênio Mello (Diretor Científico da FAPESP)
15:30h
MESA 1
Autismo, o que a Ciência da Análise do Comportamento Aplicada tem a dizer 10 anos depois
Palestrantes:
Prof. Douglas Greer (Columbia University)
Profa. Dorothea Lerman (University of Houston)
Participação especial:
Prof. Thomas S. Higbee (Utah State University)
Profa. Anna Petursdottir (Texas Christian University)
Prof. Erik Arntzen (Oslo Metropolitan University)
Mediador:
Prof. Celso Goyos (Universidade Federal de São Carlos)
18h
MESA 2
Impactos e o Futuro da Pesquisa e Tratamento do Autismo no Brasil
Palestrantes:
Profa. Giovana Escobal (Universidade Federal de São Carlos)
Prof. Roosevelt Starling (Universidade Federal de São João del-Rei)
Profa. Maria Rita dos S. e Passos-Buenos (Universidade de São Paulo)
Participação especial:
Profa. Luiza de Moura Guimarães (Clínica de Psicologia e Terapia Aba)
Profa. Valéria Mendes Tavitian (Universidade de São Paulo)
Mediador:
Prof. Pedro Bordini Faleiros (Universidade Federal de São Carlos)
20h
ENCERRAMENTO