Giovana Escobal
Artigos científicos
Ferreira, A. L., Escobal, G., & Goyos, C. (2021). Distribuição de rendimentos no Jogo dos Bens Públicos: um análogo experimental de corrupção. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 23(1), 1-21.
Sacramento, B. C., Escobal, G., Goyos, C., (2017). Identificação de jogos como consequências de comportamentos de escolha para crianças. Temas em Psicologia, 25(4), 1741-1756.
Calixto, F. C., Escobal, G., Elias, N. C., & Goyos, C. (2016). Tomada de decisão: uma ferramenta informatizada para a condução de tarefas em esquemas concorrentes. Perspectivas em Psicologia, 20, 202-217.
Calixto, F. C., Escobal, G., Goyos, C. (2015). Effects of choice opportunities between activities with high- and low-reinforcement values on self-control behavior in children with typical development: a pilot study, European Journal of Behavior Analysis, 16(2) 312-321.
Zin, G., Escobal, G., Esteves, G., & Goyos, C. (2015). Sharing Game: Influence of gender, cost of response, history of reinforcement, and amount of money in the resource distribution of undergraduate students. Behavior Analysis: Research and Practice, 15(1), 65-80.
Guimarães, L., Escobal, G., Goyos, C. (2014). O papel da função reforçadora do estímulo no estabelecimento de relações de equivalência de estímulos em universitários. Psicologia: Reflexão e Crítica , 27(3).
Escobal, Giovana, Elias, Nassim Chamel, & Goyos, Celso. (2014). Comparação entre avaliações de preferência com itens tangíveis e com itens digitais. Temas em Psicologia, 22(1), 235-248
Escobal, G., & Goyos, C. (2014). Aparato experimental de escolha: desenvolvimento de sistema informatizado para estudo de comportamento de escolha. Temas em Psicologia, 22(2), 363-376.
Macedo, M., Escobal, G., & Goyos, C. (2013). Escolha e preferência por alimentos com ou sem valor calórico em crianças com deficiência intelectual e sobrepeso. Acta Comportamentalia, 21(1), 83-98.
Escobal, G., & Goyos, A. C.N. (2012). The Flight From Experimental Analysis: Remarks on Catania (1981), European Journal of Behavior Analysis, 13(2), 207-209.
Escobal, G., Elias, N. C., & Goyos, C. (2012). Jogo da Escolha: ferramenta informatizada para avaliar preferências por reforçadores. Temas em Psicologia, 20(2), 451-458.
Goyos, C., Rossit, R., Elias, N., Escobal, G., & Chereguini, P. (2012). Análise do comportamento e o estudo do envelhecimento humano: revisão dos estudos de aplicação. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 5(2), 1-20.
Escobal, G., & Goyos, C. (2012). Análise das variáveis determinantes do comportamento de escolha entre alternativas de trabalho em adultos com deficiência mental. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 4(1).
Escobal, G., Rossit, R. A. S., & Goyos, C. (2010). Aquisição de conceito de número por pessoas com deficiência intelectual. Psicologia em Estudo,15(3), 467-475.
Araújo, E. A. C., Escobal, G., & Goyos, C. (2006). Programa de suporte comunitário: alternativa para o trabalho do adulto deficiente mental. Revista Brasileira de Educação Especial,12(2).
Escobal, G., Araújo, E. A. C., & Goyos, C. (2005). Escolha e desempenho no trabalho de adultos com deficiência mental. Revista Brasileira de Educação Especial, 11(3).
Livros
Escobal, G., & Goyos, C. (2015). Trabalho de indivíduos com atraso no desenvolvimento intelectual: contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e Processos de Tomada de Decisão (1a ed.). São Carlos: EDUFSCar.
Escobal, G., Faleiros, P., & Ferreira, A, L. (Org.). (2018). Análise do Comportamento e Teoria dos Jogos. (1a ed.). São Paulo: Edicon.
Capítulos de Livros
Escobal, G., Zin, G., Lopes, G., & Goyos, C. (2018). Jogo da Partilha: relação de gênero, quantidade de dinheiro e desconto temporal na distribuição de recursos universitários. In G. Escobal, P. B. Faleiros & A. L. Ferreira. (Org.). Jogo da Partilha: relação de gênero, quantidade de dinheiro e desconto temporal na distribuição de recursos universitários (1a ed., v. 1, p. 107-164). São Paulo: Edicon.
Zin, G., Lopes, G., Frungillo, A., Escobal, G., Goyos, A. C. N.(2013). Algumas relações entre autocontrole com comportamento verbal, regras, operações motivacionais e controle aversivo. In C. E. Costa, S. R. S. A. Gil & C. R. X. Cançado. (Org.). (2a ed., v. 2, p. 1-21). Comportamento em Foco. Campinas: ABPMC.
Frungillo, A., Lopes, G., Zin, G., Escobal, G., & Goyos, A. C. N. (2013). CorrespondÊncia nas escolhas de itens tangíveis e figuras desses itens em avaliações de preferência. In C. E. Costa, S. R. S. A. Gil e C. R. X. Cançado. (Org.). (2a ed., v. 2, p.22-41). Comportamento em Foco. Campinas: ABPMC.
Escobal, G., & Goyos, A. C. N. (2013). Behavioral games: the sharing game. In P. Moderato e G. Presti. (Org.).(1a ed., v. 1, p. 80-83). Cent' anni di Comportamentismo. Milão: FrancoAngeli.
Macedo, M. Z., Escobal, G., & Goyos A. C. N. (2011). Algumas contuibuições da Análise do Comportamento para o estudo da obesidade e do sobrepeso. In C. V. B. B. Pessôa, C. E. Costa, M. Benvenuti. (Org.).(2a ed.). Comportamento em Foco. São Paulo: ABPMC.
Escobal, G., Elias, N. C., & Goyos, A. C. N. (2011). Ferramenta informatizada para avaliação de preferência. In C. V. B. B. Pessôa, C. E. C., M. Benvenuti. (Org.).(v. 1, p. 175-190). Ferramenta informatizada para avaliação de preferência. São Paulo: ABPMC.
Silva, A. M.,& Escobal, G. (2010). Caminhos para implementar a inclusão em sala de aula. In F. E. Denari (Org.) Igualdade, diversidade e educação mais inclusiva (2a ed., p. 77-90) São Carlos: Pedro & João Editores.
Escobal, G., Macedo, M. Z., Duque, A. L. R. F., Gamba, J., & Goyos, A. C. N. (2010). Contribuições do paradigma de escolha para identificação de preferências por consequências reforçadoras. In M. M. C. Hubner, M. R. Garcia, P. R. Abreu, E. N. P. Cillo & P. B. Faleiros. (Org.). Sobre Comportamento e Cognição: Análise experimental do comportamento, cultura, questões conceituais e filosóficas (1a ed., v. 25, p. 361-376). Santo André - SP: ESETec Editores Associados.
Escobal, G. & Goyos, A. C. N. (2008). O comportamento de escolha em pessoas com deficiência mental: uma revisão. In M. A. Almeida, E. G. Mendes, M. C. P. I. Hayashi. (Org.). Temas em Educação Especial: deficiências sensoriais e deficiência mental (1a ed., v. 1, p. 315-322).Araraquara, SP: J. M. Editora e Comercial.
Escobal, G., Goyos,A. C. N., & Araújo, E. (2008). Suporte comunitário para o trabalho do adulto com deficiência mental: revisão de um processo. In M. A. Almeida, E. G. Mendes, & M. C. P. I. Hayashi. (Org.). Temas em Educação Especial: deficiências sensoriais e deficiência mental (1a ed., v. 1, p. 338-345). Araraquara, SP: J. M. Editora e Comercial.
Escobal, G., & Goyos, A. C. N. (2008). Efeitos de arranjo instrucional para execução de tarefa de trabalho em adultos com deficiência mental. In E. J. Manzini, M. C. Marquezine, R. M. Busto, E. D. O. Tanaka, D. S. Fujisawa (Orgs.). Procedimentos de Ensino e Avaliação em Educação Especial. Série Estudos Multidisciplinares de educação Especial (1a ed., v. 3, p. 73-85). Londrina: ABPEE.
Silva, A. M., Escobal, G. (2008). Caminhos para implementar a inclusão em sala de aula. In F. E. Denari. (Org.). Igualdade, Diversidade e Educação (mais) inclusiva. (1a ed., v. 1, p. 55-68).São Carlos, SP: Pedro & João Editores.
Escobal, G., Goyos, A. C. N., & Ribeiro, D. (2006). Processos Básicos da Aprendizagem: Uma introdução. In C. Goyos,& E. Araújo. (Orgs.) Inclusão social do deficiente mental através do trabalho (1a ed., v. 1, p. 43-70). São Carlos, SP: Rima.
Escobal, G., Ribeiro, D., & Araújo, E. (2006). Planejamento e Organização de Serviços para a Formação de Pessoas com Deficiência Mental para o Trabalho. In C. Goyos & E. Araújo. (Orgs.). Inclusão social: formação do deficiente mental para o trabalho(1a ed., v. 1, p. 138-166). São Carlos: Rima.